Na manhã de sexta-feira (1/6), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) assinaram convênio para produção de biodiesel a partir de óleo de fritura usado. “Nossa intenção é abastecer toda frota da Smam com o biodiesel. Num primeiro momento são 24 tratores”, explicou o secretário da Smam, Beto Moesch. Participaram do ato o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Monks, a coordenadora do projeto, professora Jeane Dullius, e a diretora da Faculdade de Química da PUCRS, Sandra Einloft.
O projeto-piloto prevê a utilização do biodiesel nos carros que recolhem resíduos nas praças e parques. No ato de assinatura, Moesch dirigiu um trator de pequeno porte da Smam, já abastecido com biodiesel produzido. O aparelho reator que faz a produção do óleo tem capacidade para produção de cinco litros por hora. A matéria-prima utilizada é proveniente dos restaurantes da universidade.
Biodiesel
O biodiesel é biodegradável e não tóxico, sendo também mais seguro do que o diesel de petróleo. Seu uso contribui para a diminuição do efeito estufa, proporcionando um ganho ambiental para todo o planeta pela diminuição da poluição atmosférica. É constituído de carbono neutro, ou seja, o gás carbônico gerado pela queima do biodiesel é reabsorvido pelas oleaginosas e, combinado com a energia solar, realimenta o ciclo, neutralizando suas emissões.
Além da iniciativa da Pucrs, que assinou convênio com a Smam neste sentido, há uma empresa se instalando em Viamão, a Ecolsystem, que pretende iniciar a produção já em 2008. Um problema ainda não-resolvido, nestes empreendimentos, é a coleta do óleo. Mesmo quando ele é buscado em restaurantes e cozinhas industriais, onde a quantidade é maior, ela aumenta os custos. A Ecolsystem está se associando a uma cooperativa para fazer uma parte dessa coleta. Mas ela pretende instalar também postos para depósitos, que serão remunerados.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e Jornal do Comércio, 01/06/2007)