Pequim, 2 jun (EFE).- A China estabelecerá seu primeiro plano nacional de ação contra a mudança climática, contendo diretrizes políticas para conter a degradação do meio ambiente, informou hoje a agência oficial "Xinhua".
A iniciativa foi anunciada pelo Conselho de Estado (Executivo), numa conferência presidida pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao. Ele também fixou a postura chinesa em relação ao aquecimento global e pediu a "cooperação internacional".
Uma nota de imprensa oficial citada pela "Xinhua" afirma que a China se manterá fiel ao princípio de "responsabilidades comuns porém diferenciadas" da Convenção sobre Mudança Climática da ONU, mas não descreve medidas concretas.
A mudança climática afeta os ecossistemas chineses, recursos naturais e a vida dos cidadãos. Por isso, o Governo anunciou medidas para enfrentar o problema. Uma das metas é desacelerar o crescimento econômico.
O Executivo recomendou aos Governos locais a implementação do plano nacional, destacando a necessidade de uma campanha de conscientização da população para a proteção ambiental.
(
UOL Últimas Notícias, 02/06/2007)