Porto Alegre sediará a partir de hoje (02/06) diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Meio Ambiente. Aquecimento global, escassez de recursos hídricos e desastres ambientais são algumas das questões que estarão em pauta nos eventos que integram a 23ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), e as programações paralelas.
Em visita ontem ao Correio do Povo, o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, informou sobre as atividades da Semana do Meio Ambiente, que se estenderão até o dia 11, incluindo palestras, passeio ciclístico, caminhada ecológica, shows, oficinas, plantios e homenagens. O tema desta edição é 'Mudanças... Climáticas ou Comportamentais? Uma visão local'. A primeira atividade começa às 10h30min de sábado, com mobilização ecológica em frente no Parque da Redenção, realizada em parceria com Fundação Zoobotânica do RS, Secretaria Estadual da Educação e Grupo 1001 Recargas. Haverá lançamento de Campanha contra o Aquecimento Global.
No domingo, os porto-alegrenses serão convidados pelo Greenpeace a ajudarem a salvar o clima do planeta, participando da Volta pelo Clima, às 15h, na Usina do Gasômetro. Conforme o coordenador da campanha de clima do Greenpeace, Luís Piva, as pessoas poderão andar de bicicleta, skate e patins ou participar caminhando.
O evento integra a campanha Mude o Clima!, desenvolvida pelo Greenpeace para mobilizar a população no combate ao aquecimento global. 'Queremos mostrar que as pessoas também podem fazer algo para evitar o aquecimento global. O engajamento público é fundamental', enfatizou Piva. A Volta pelo Clima ocorrerá também em Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Também no domingo, das 9h às 17h, mais de 50 voluntários do Greenpeace estarão na Usina do Gasômetro distribuindo dicas ecológicas. Os materiais abordam temas sobre economia de água e eletricidade, combate ao desmatamento da Amazônia, reciclagem do lixo, e necessidade de opção pelos meios de transporte coletivo e produtos que usem energia de forma eficiente. Haverá exposição de filmes e fotografias sobre o impacto das mudanças climáticas.
(
Correio do Povo, 02/06/2007)