Seminário debaterá efeitos do aquecimento global no Rio Grande do Sul
2007-06-01
Os efeitos do aquecimento global no Estado estarão em debate nos dias 04 e 05 de junho, em Porto Alegre. A secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) promoverá o Seminário “O Rio Grande do Sul no Contexto das Mudanças Climáticas”, no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa. O evento faz parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, que vai até 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Seminário terá abertura solene às 19 horas do dia 04, seguido de debate com Jefferson Cardia Simões do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS, José Antonio Marengo Orsini do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Philip M. Fearnside do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O debate será mediado pelo jornalista Juarez Tosi, do Núcleo de Ecojornalistas do RS.
No dia 5, a programação seguirá entre 8h30min e 18h. Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor de física aplicada da Universidade de São Paulo e membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) falará sobre a física das mudanças climáticas globais e Daniela Oliveira, gerente do Probio tratará de projetos sobre avaliação dos impactos das mudanças climáticas globais sobre a biodiversidade brasileira. A coordenação do painel estará com Geraldo Mário Rhode da CIENTEC.
O meteorologista da Fepam, Flávio Wiegand coordenará o painel em que Jefferson Cardia Simões falará sobre a variabilidade climática no Atlântico Sul Meridional e o RS e Juarez Tosi enfocará o papel dos meios de comunicação no noticiário ambiental.
O tema “impactos na agricultura - culturas anuais em terras altas” terá como palestrante Gilberto Cunha, chefe geral do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo da Embrapa, e os impactos na fruticultura de clima temperado – culturas anuais em terras baixas serão comentados por Silvio Steinmetz, pesquisador em agrometeorologia da Embrapa. O professor de hidrologia do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, Carlos Morelli Tucci, abordará os impactos do aquecimento global nos recursos hídricos do RS e o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da secretaria estadual da Saúde, Francisco Paz, falará sobre os possíveis impactos do aquecimento global sobre a população gaúcha. A coordenação do painel será feita por Isaac Zilberman da AIDIS.
A química Ana Cruzat, assessora técnica da Sema, coordenará o painel final do seminário. “Aquecimento global e biodiversidade: o que se pode esperar?” será enfocado pelos pesquisadores do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS Glayson Bencke e Luiza Chomenko. Os professores adjuntos dos cursos de meteorologia das Universidades Federais de Pelotas e de Santa Maria, respectivamente Julio Quevedo Marques e Osvaldo Leal de Moraes, falarão sobre modelos climatológicos para o RS e concentrações de CO2 atmosférico – medidas e incertezas. Bibiana Azambuja Silva, presidente do Comitê de Meio Ambiente da Câmara de Comércio Americana (AMCHAM), mostrará formas de enfrentamento do problema com políticas públicas e oportunidades de mecanismo de desenvolvimento limpo no RS.
Todos os painéis poderão ser acompanhados ao vivo no endereço eletrônico da UERGS (www.uergs.edu.br). Durante o evento estarão expostos banners com os resultados dos fóruns sobre aquecimento global realizados no Estado pelo Banrisul, Corsan e Emater.
O Seminário é organizado pela secretaria executiva do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa da Sema. As inscrições gratuitas devem ser feitas no local.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Sema, 01/06/2007)