Sema e AES Sul lançam publicação sobre matas ciliares
mata ciliar
2007-06-01
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema) e a AES Sul realizaram, na noite da quinta-feira (31/05), solenidade de lançamento da publicação “Diretrizes Ambientais para Restauração de Matas Ciliares”. O conteúdo técnico servirá de referência para projetos que buscam a recuperação de áreas degradadas ao longo de cursos d’água, pois reúne legislação referente ao tema, metodologia, modelos e indicadores de restauração.
A Sema desenvolve, desde 2003, o Programa de Restauração de Matas Ciliares e a AES Sul é uma das empresas parceiras, devido à reposição florestal obrigatória pelo corte de vegetação necessário na implantação e manutenção de linhas de transmissão de energia.
O diretor geral da AES Sul, Roberto Di Nardo, falou da importância de parcerias público-privadas, “no momento em que o mundo se volta para as questões de defesa do meio ambiente, especialmente da água, que é um bem inestimável.” Di Nardo ainda disse que a publicação lançada “é um documento que faz inveja a muitos Estados”.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, parabenizou a AES Sul, dizendo que “a empresa vai além da obrigação legal ao apoiar um programa de elucidação e de valor ambiental como o de matas ciliares.” Também ressaltou o trabalho do corpo técnico da secretaria. “Além da atividade-fim da Sema, os seus qualificados técnicos tomaram para si parcela de responsabilidade em propagar diretrizes ambientais para que se tornem concretas”, disse Otaviano Moraes.
A equipe executora da publicação é formada pelos engenheiros agrônomos Enio Pippi da Motta, Marcos Braga e Fátima Miranda Pereira, engenheira florestal Lúcia Becker Dilélio, biólogo João Paulo Steigleder e o advogado Milton Landri Stacke do Defap, engenheira florestal Gianpaola Ciniglio da AES Sul e engenheiro florestal Giovanni Willer Ferreira. Foram colaboradores o técnico agrícola do Defap Carlos Costella, a bibliotecária da Fepam Silvia Jungblut, e Marcílio Marques da Silva Júnior da AES Sul. O projeto gráfico é da agência Matriz.
A publicação será distribuída para profissionais da área ambiental, agricultores e escolas técnicas. Também estará disponível nos endereços eletrônicos da Sema e AES Sul (www.sema.rs.gov.br e www.aessul.com.br).
(Assessoria de Comunicação Social Sema, 01/06/2007)