De 31/05 a 01/06, no Hotel Bonaparte, Brasília sedia a Oficina do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) sobre Ações Estratégicas para a Região do Médio e Baixo Rio Taquari. O objetivo do encontro é identificar as causas de problemas ambientais nestas regiões e traçar alternativas para a resolução dos problemas ambientais locais.
A Oficina terá uma dinâmica que contará com três tipos de análise: da problemática abordada, dos atores envolvidos nas regiões do Médio e do Alto Taquari e da identificação das alternativas para o enfrentamento dos problemas ambientais.
Além da Agência Nacional de Águas (ANA), sete ministérios participam do encontro: Ministério do Meio Ambiente (MMA); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Integração Nacional (MI); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP); e Ministério do Transporte (MT).
O Rio Taquari
Com cerca de 800km de extensão, o rio Taquari nasce no município mato-grossense de Alto Taquari e é um dos principais formadores do Pantanal, contribuindo com 16% do volume de água do bioma. A bacia do Alto Taquari abrange uma área de 28450km² e caracteriza-se por uma rede de drenagem com alto poder de erosão e transporte de sedimentos.
O GTI Rio Taquari
Em 19 de setembro de 2006, a Casa Civil da Presidência da República constituiu o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) Rio Taquari, composto pelos órgãos que participam da Oficina. A finalidade da medida foi definir e implementar ações para promover a proteção e a recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Taquari assim como identificar ações estratégicas destinadas à proteção do Pantanal.
(Ascom ANA, 31/05/207)