A Votorantim Celulose e Papel (VCP) no RS espera que, até o final de junho, sejam emitidas as licenças da Fepam para a plantação de eucaliptos no Estado. Segundo o engenheiro florestal da empresa, João Afiune Sobrinho, a VCP espera, com isso, não mudar seu cronograma, já que o plantio ocorre no segundo semestre. 'A construção do zoneamento era para ser uma ferramenta de apoio às licenças e acabou sendo um fator de restrição. O zoneamento serve para saber onde você pode plantar e como isso será feito', disse. A estimativa foi apresentada ontem (31/5), na reunião-almoço da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), na Capital. Na ocasião, também foram detalhados os investimentos e os resultados da Votorantim no Estado. Conforme Sobrinho, as obras da nova fábrica, a ser instalada próximo a Pelotas, devem começar em 2009, e a produção de celulose em 2011. O investimento será em torno de 1,3 bilhão de dólares.
Na ocasião, os 50 anos da Rádio Guaíba AM 720 foram homenageados. A presidente da ADCE, Rita Campos Daudt, destacou a sua importância para a sociedade gaúcha. 'A Rádio Guaíba é um patrimônio do Estado', disse.
Ontem, a governadora Yeda Crusius, oficializou a criação de uma força-tarefa para auxiliar a Fepam na liberação das licenças.
(
Correio do Povo, 01/06/2007)