Secretários de Agricultura dos estados da bacia do São Francisco, do Maranhão e do Piauí reuniram-se nesta quinta-feira (31/05), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para pactuar uma agenda de projetos de recuperação de microbacias e definir um cronograma de cursos sobre assistência técnica em extensão rural nas regiões.
A agenda deve contribuir com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF) e visa apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar e dos assentamentos rurais em bases sustentáveis. "A agricultura familiar sustentável é fundamental para a revitalização das microbacias, uma vez que ali existem várias áreas de agricultura e pecuária, sendo áreas estratégicas para a recuperação, preservação e conservação do rio", afirmou o coordenador do PR-SF, Maurício Laxe.
Para subsidiar a reunião, os secretários contam com o Plano de Ações Estratégicas (PAE) elaborado pela Câmara Técnica Temática do PR-SF e com as diretrizes do Plano Diretor da Bacia. Nesse sentido, será formulado o Plano de Capacitação em Extensão Rural do São Francisco em parceria com as Secretarias de Agricultura estaduais, o Instituto Emater e o Incra.
Na área de recuperação de microbacias estão sendo implantados cinco viveiros nos estados de Minas Gerais e da Bahia, além do Projeto Piloto em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. As ações é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, do Emater e da Agência Nacional de Águas.
(Ascom MMA, 31/5/2007)