O Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) sobre os Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil deu seqüência, nesta quinta-feira (31/5), à identificação de temas setoriais para medidas de adaptação ao aquecimento global.
Cerca de 50 conselheiros se encontraram na sede do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea) do Rio de Janeiro, onde elaboraram uma espécie de guia para discussões dentro do Conama. Trata-se do primeiro passo para a formulação de resoluções, proposições e moções relacionadas às mudanças do clima.
O encontro ocorreu um dia após a 50ª Reunião Extraordinária do Conama, também realizada na capital fluminense. Na quarta-feira (30/05), 15 especialistas fizeram apresentações sobre vulnerabilidades, impactos e adaptações ao aquecimento global.
As palestras serviram de subsídio para o início dos debates no GT. Mesmo assim, a assessora técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Paula Bennati fez uma apresentação sobre a visão do MMA em relação a medidas de adaptação.
Após a palestra de Paula, os conselheiros deram início à identificação dos temas setoriais. Houve também discussões genéricas sobre as mudanças climáticas. "O GT é o espaço ideal para apresentação de muitas e variadas idéias", disse Nilo Diniz, diretor do Conama.
Os temas selecionados serão encaminhados à Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente, que vai decidir quais propostas poderão resultar em moções, proposições e resoluções do Conama.
(Por Adriano Ceolin, Ascom MMA, 31/05/2007)