Os problemas enfrentados pelos agricultores familiares em função da escassez no abastecimento de energia elétrica nas propriedades rurais da Região do Alto Uruguai levaram o deputado Ivar Pavan (PT) a participar, nesta quinta-feira (31/05), de duas audiências públicas promovidas pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sutraf-AU). No debate desta tarde em Erechim, mais de 100 agricultores familiares representando 27 municípios relataram os prejuízos decorrentes da queima freqüente de motores, das altas tarifas pagas pelo serviço, da impossibilidade de ligar dois equipamentos ao mesmo tempo e, ainda, da falta de estímulo do governo estadual às atividades rurais.
A situação chegou a tal ponto que eles são obrigados a trabalhar em sistema de rodízio. Enquanto um liga uma máquina, o outro desliga. "A ordenhadeira queimou e, sem suportar o prejuízo, o meu irmão foi obrigado a deixar o campo", lamentou João Figueiro, agricultor de Itatiba do Sul. A partir das 19h, o tema será discutido em Três Arroios.
Os problemas
O coordenador da Fetraf/RS, Ari Petuzatti, comentou que a escassez de energia não ocorre apenas no Alto Uruguai, onde a bacia leiteira está em expansão, mas em várias outras regiões do estado. "Isto prejudica a atividades no meio rural", frisou. Já o presidente da Corlac, Gervásio Plucinski, disse que as constantes quedas de luz têm dificultado o cumprimento da instrução normativa 51, que exige, dos produtores, resfriador de leite. "Isto é essencial na atividade leiteira".
Somando-se à preocupação de Plucinski, o presidente da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural no Alto Uruguai (Creral), Umberto Toazza, atribuiu as dificuldades à privatização do setor elétrico e criticou as agências reguladoras do setor por favorecerem o capital em detrimento dos pequenos agricultores. Posição que também foi compartilhada pelo deputado Ivar Pavan.
Estes encontros são preparatórios à audiência pública da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa. Este debate, que acontece no dia 14 de junho, em Porto Alegre, a pedido do deputado Ivar Pavan, pretende buscar soluções para os problemas que inibem o desenvolvimento econômico e social e causam prejuízos aos agricultores.
Também estiveram presentes à audiência pública o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, César Mantovani; o prefeito de Itatiba do Sul, Valmir Dallgnon; o vice-prefeito de Getúlio Vargas, Jairo Galina; o presidente do Sutraf-AU, Eloir Griseli, além de vereadores e dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais de vários municípios.
(Por Stella Máris Valenzuela e Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 31/05/2007)