A bancada do PSB promoveu na tarde de quarta-feira (30/5), na Sala Maurício Cardoso, mais uma edição do Seminário Temático Bancada Quarenta. O deputado Heitor Schuch foi o palestrante e falou sobre os biocombustíveis, alertando para a importância estratégica da bioenergia para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Relator da Subcomissão da cana-de-açúcar, álcool e etanol na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado falou da situação dos agricultores que plantam cana e seus derivados combustíveis no RS, sobre os sistemas de produção, tecnologia, custos de implantação, condições climáticas, mercados, enfim, todos os aspectos desde o produtor até o consumidor final – bem como as recomendações e medidas necessárias para o crescimento nessa área.
Explicou que, conforme levantamento da Câmara Setorial da Cana, hoje as lavouras da cultura ocupam apenas 35 mil hectares no Rio Grande do Sul, com rendimento médio de 28 toneladas por hectare, a metade da média brasileira e três vezes menor do que a produtividade verificada em São Paulo, referência na produção canavieira no Brasil. De acordo com a Fepagro, no prazo de 8 a 10 anos o Rio Grande do Sul pode se tornar auto-suficiente em etanol, com a produção de 60 milhões de litros/dia. Para isso, a área plantada com cana no Estado precisaria chegar a 200 mil ha, com uma produtividade de 70 a 80 t/ha. “Sabemos do potencial da agroindústria energética e de como ela pode impulsionar a agricultura familiar, incentivando a diversificação na propriedade através do consórcio da produção de alimento e energia”. Conforme Schuch, o desafio é definir as políticas públicas para gerenciar bons projetos nessa área, envolvendo governo e entidades privadas e se podemos ser competitivos frente aos demais centros de produção do país.
O deputado lembrou ainda que 98% do álcool consumido no Rio Grande do Sul é importado, fazendo com que “valiosas divisas e milhares de empregos que poderiam fomentar a economia gaúcha sejam transferidos para outras regiões”.
Também presente no Seminário, o presidente da Fetag, Elton Weber, manifestou a preocupação com relação á inserção da agricultura familiar na produção de cana no Estado, destinada à obtenção de álcool. O assessor da bancada Socialista, Tarcísio Minetto, destacou que é preciso repensar o paradigma energético do Brasil e nesse sentido, o PSB deve desempenhar uma papel fundamental, ajudando na criação de uma Secretaria Especial para o Setor da Energia em nível nacional deve tratar mais especificamente do assunto uma vez que é preciso envolver diversos ministérios que interagem com o setor. Assim será possível agilizar a construção e definição de um projeto de agroenergia para o Brasil, promovendo o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.
Já o coordenador da bancada do PSB, Beto Grill, destacou a importância dos seminários promovidos pelo PSB, que possibilitam um profundo debate sobre temas fundamentais para o Estado, qualificando ainda mais as posições do PSB frente à política estadual e nacional.
Também participaram do debate o deputado Miki Breier, o presidente estadual do PSB/RS, Caleb de Oliveira e o vice-presidente Juliano Paz, bem como diversas lideranças socialistas do Estado.
(Por Daniela Miranda, Agência de Notícias AL-RS, 31/05/2007)