O deputado Adão Villaverde (PT) realizará Grande Expediente Especial alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima terça-feira, 5 de junho. No início da sessão legislativa, no Plenário, às 14h, o parlamentar homenageará o movimento ambientalista gaúcho através de duas pioneiras ativistas Hilda Zimmermann e Giselda Castro, simbolizando todos os que iniciaram e honraram a luta ecológica no Rio Grande do Sul desde a Campanha de Proteção à Natureza lançada por Henrique Luiz Roessler em 1941 passando pela criação da Associação Gaúcha de Proteção Ambiental (Agapan), três décadas depois, com José Lutzenberger, Augusto Carneiro e Magda Renner chegando às gerações contemporâneas que trabalham junto a organizações não-governamentais (ONGs).
À noite, a partir das 19h, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara de Vereadores da capital, Villaverde participa da entrega do Prêmio Ecologista José Lutzenberger à ONG Greenpeace, por iniciativa do vereador Carlos Comassetto (PT).
O tema escolhido para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2007 refere-se aos efeitos das mudanças climáticas no ecossistema polar e suas conseqüências para o resto do mundo.
Neste dia, em mais de 100 países, uma série de eventos serão realizados, mobilizando populações em torno do tema, com debates e realização de atividades que lembrem o mundo da importância de reverter o problema do aquecimento a partir de mudanças de atitude e comportamento.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 31/05/2007)