A Coordenação Nacional pela Defesa da Vida e pela Soberania, que agrega várias comunidades e organizações de todo o país, realizará um levante nacional contra as empresas de minério e estrangeiras no próximo dia 5 de junho. As estratégicas serão anunciadas no próximo dia 31, em coletiva de imprensa, no auditório do escritório da Comissão de Direitos Humanos, às 9h, em Quito.
"Grande parte do território nacional está concessionado para as transnacionais e requeremos decisões urgentes do Governo Nacional para evitar que se sigam cometendo estes atropelos contra a natureza e a vida", afirma a coordenadora. A idéia é proteger o ecossistema da destruição e contaminação provocados pela mineração em grande escala, além de ser processos que afetam a vida das comunidades, a suas formas de produção e suas atividades econômicas, submetendo-as à violência e ao desrespeito aos direitos humanos.
La Coordinadora exige la aplicación del artículo 272 de la Constitución y dejar sin valor las concesiones mineras y hidroeléctricas por ser inconstitucionales. Piden aun la salida inmediata de las empresas. A Coordenação exige a aplicação do artigo 272 da Constituição e deixar sem valor as concessões mineiras e hidrelétricas por ser inconstitucionais. Pedem, ainda, a saída imediata das empresas.
(Adital, 30/05/2007)