A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou de sessão solene especial realizada no Senado Federal nesta quarta-feira (30/05), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão foi inicialmente requerida pela senadora Seres Slhessarenko (MT), seguida no requerimento por outros parlamentares. O Dia Mundial do Meio Ambiente é oficialmente comemorado no dia 05 de junho, mas a data no Senado foi antecipada para dar início a uma programação dos parlamentares que se estenderá pela próxima semana.
Marina Silva recebeu elogios dos parlamentares durante seus discursos, que manifestaram apoio à sua gestão como titular do Meio Ambiente. A sessão foi aberta pela apresentação de um coral formado por alunos da Escola das Nações, de Brasília. As crianças apresentaram canções folclóricas e a música Vilarejo, de autoria dos músicos Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Pedro Baby.
Na seqüência, discursaram os senadores Seres Slhessarenko, Fernando Collor de Mello (AL), Leomar Quintanilha (TO), Jaime Campos (MT), Renato Casagrande (ES) e Cristovam Buarque (DF), além de Marisa Serrano (MS) e Sibbá Machado (AC).
Por fim, fez uso da palavra o presidente do Senado e da sessão especial, Renan Calheiros (AL). Entre os diversos assuntos abordados, os senadores se disseram preocupados com o aquecimento global e disseram ser necessário investir na produção do etanol e do biodiesel.
Compuseram a mesa, junto com Marina, Seres, Quintanilha e Calheiros, também o representante do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, e a secretária-adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria do Carmo Ferreira. Acompanharam a solenidade embaixadores, diplomatas, parlamentares e alunos da Escola Comunitária de Campinas, com quem Marina conversou ao final.
(Por Rafael Imolene, Ascom MMA, 30/05/2007)