A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aplicou multa no valor de R$ 18.915,00 à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, devido ao forte odor que exalou do sistema de tratamento da empresa por causa da presença de uma substância chamada mercaptanas. A substância é utilizada para odorizar o gás de cozinha, já que o produto não tem cheiro, e pode identificar possíveis vazamentos.
O incidente, ocorrido na última segunda-feira (28/5), causou desconforto e indisposição em vários bairros dos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo. A empresa não informou a Fepam sobre o acidente.
O Serviço de Emergência (Seamb) da Fepam também multou a empresa Copagaz, Distribuidora de Gás Ltda., com sede em Canoas, devido a acidente ocorrido no último dia 22, no km 268 da RST-470, em São José do Sul, no Vale do Caí. A empresa, que deverá pagar multa no valor de R$ 3.668,56, foi autuada por causar poluição na atmosfera pelo vazamento e lançamento de GLP (gás de cozinha) e por não informar a Fepam.
(
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 30/05/2007)