O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, afirmou hoje em Toronto que os Estados Unidos são a maior esperança do mundo contra os gases que provocam o efeito estufa, apesar da postura da Casa Branca. Em discurso pronunciado no Clube Econômico de Toronto ele afirmou que os "EUA são a melhor esperança para solucionar o problema do aquecimento global. Muitos vão pensar que inalei muitos gases em Lalaland (Los Angeles), mas é verdade", declarou Schwarzenegger.
O governador, que está no Canadá liderando uma missão comercial da Califórnia, disse que os EUA gastam mais em pesquisa que o resto do mundo em conjunto e que a Califórnia é o líder na "economia ambiental". Além disso, acrescentou que "o capitalismo não é um inimigo do meio ambiente". Antes de seu discurso, Schwarzenegger assinou com o primeiro-ministro de Ontário, Dalton McGuinty, dois acordos sobre pesquisa com células-tronco e emissões em seu segundo dia de viagem no Canadá.
Após o estabelecimento dos acordos, Schwarzenegger afirmou que "como Califórnia, Ontário está na liderança dos que reconhecem que é necessário atuar agora para lutar contra o aquecimento global e reduzir a dependência de combustíveis fósseis".O acordo sobre mudança climática assinado entre as duas jurisdições, entre as maiores em termos de população e em valor econômico dos dois países, permitirá que Califórnia e Ontário coordenem suas políticas sobre combustíveis.
(Efe, 30/05/2007)