Os deputados das comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados vão se reunir na próxima na segunda-feira (04/06) com técnicos do Ministério do Meio Ambiente para analisar em profundidade a Medida Provisória 366/06, que reestrutura o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Hoje, representantes dessas comissões já conversaram sobre o assunto com a ministra Marina Silva. Por causa da MP, os servidores do Ibama entraram em greve, sob a alegação de que ela enfraquece a instituição ao transferir parte de suas atribuições para o Instituto Chico Mendes, criado pela medida.
Dúvidas
De acordo com a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), há dúvidas em relação a vários aspectos da MP. "Nós fomos dizer à ministra que temos muitas interrogações. Levantamos a preocupação com a possibilidade de enfraquecimento do Ibama e com o risco de burocratizar ainda mais o licenciamento ambiental", disse ela.
Também participaram do encontro de hoje com a ministra os deputados Givaldo Carimbão (PSB-AL), Marcelo Serafim (PSB-AM), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Sebastião Bala Rocha (PDT-AP).
(Por Paulo Roberto Miranda, Agência Câmara, 30/05/2007)