Diretor da Caixa/RS elogia "capacidade de decisão" da governadora em agilizar licenciamento, e anuncia apoio a projetos urbanísticos, de irrigação, de biocombustíveis e de reflorestamento
silvicultura
plano de irrigação rs
caixa rs
2007-05-31
O diretor de Marketing da Caixa RS - Agência de Fomento, Edemar Tutikian, foi um dos palestrantes na noite de segunda-feira (28/05) dentro da programação do V Painel de Responsabilidade Social realizado no Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, para alunos do curso de Administração. Enfático quanto à importância do tema sustentabilidade na formação profissional de qualquer cidadão, Tutikian admitiu que o conhecimento na área terá cada vez maior valorização no mercado de trabalho.
Também coordenador do Projeto de Revitalização do Cais Mauá, que compreende uma área de 74 mil metros quadrados ao longo da orla do Lago Guaíba, passando pela área central de Porto Alegre, Tutikian, informou que dentro de 15 dias, aproximadamente, será realizada a modelagem do projeto, estando já em curso o convite para uma empresa, na modalidade de Parcerias Público Privadas (PPPs). “Será por meio de solicitação de manifestação de interesse, em que a empresa interessada se manifesta, banca os custos da obra e depois participa na licitação, tendo abatimento desses custos caso seja selecionada no processo”, detalhou.
Rapidez no licenciamento
O diretor da Caixa RS elogiou a atuação do governo do Estado na condução das questões referentes ao licenciamento ambiental. “A governadora teve ações muito fortes e definidas, agiu com rapidez e eficácia e mostrou que tem capacidade de decisão firme e forte. Isso não significa que as licenças devam sair de qualquer jeito, mas que o órgão ambiental aja com maior rapidez”, assinalou.
Tutikian acenou positivamente ao apoio da Caixa RS quanto aos projetos de irrigação previstos pela secretaria especial da área, no governo do Estado. Segundo ele, a Secretaria de Irrigação ainda não apresentou os projetos, mas se o fizer, terá o apoio da Caixa RS, que buscará parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banrisul.
O diretor da Caixa RS abordou ainda diversas ações que a instituição vem apoiando especialmente na reconversão econômica do Estado – projetos de biodiesel, uso de biomassa, geração de energia eólica, solar e por meio de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). “A grande saída para a zona sul do Estado é o reflorestamento com a geração de emprego e renda”, concluiu..
(Por Cláudia Viegas, AmbienteJÁ, 29/05/2007)