Depois de quatro dias de discussões, terminou ontem (29/05) a Reunião Regional de Altamira, no ParáDesde sábado, pesquisadores de diversas áreas, representantes de movimentos sociais e entidades de classe reuniram-se na cidade para planejar estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável na região.
“Na verdade, nós queremos uma forma de gerenciamento das florestas. No nosso município e na nossa região em modo geral, temos cerca de 70% da floresta em pé”, disse o coordenador do encontro, Rainélio Silva, que é professor da Universidade Federal do Pará. “O objetivo não é devastar tudo, mas, por outro lado, temos pessoas que estão desempregadas na região e precisam de uma solução com relação ao setor madeireiro, por exemplo”.
Um dos objetivos do encontro, disse, foi a criação de um projeto de apoio à agricultura familiar.
Os participantes também discutem a implementação do projeto da Hidrelétrica de Belo Monte na região. Eles querem buscar alternativas para amenizar os possíveis impactos ambientais e sociais das obras.
De acordo com Silva, o próximo passo é apresentar as propostas na 59ª reunião nacional, que ocorre na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
em Belém.
A idéia é que a entidade encaminhe as propostas ao governo federal para que as comunidades afetadas possam ser ajudadas.
(Por Elaine Borges,
Da Rádio Nacional da Amazônia, 29/05/2007)