Ativistas do Greenpeace tomaram o pico do Monte Ararat, na Turquia, para exigirem uma ação do G8 sobre as mudanças climáticas. O lugar escolhido é onde se considera que a Arca de Noé ficou depois do dilúvio. Os ativistas escalaram os 5.137 metros da montanha, o pico mais alto da Turquia e hastearam uma bandeira onde se lê: "G8: Este é o ponto do retorno. Salvem o clima agora".
Andree Bohling, organizador das campanhas sobre clima e energia da organização disse que o grupo dos oito países mais industrializados deve se submeter a reduções significativas de emissões de gases estufa durante o encontro de cúpula, a ser realizado entre 6 e 8 de junho. "Nós queremos ver objetivos específicos e ambiciosos. Nada mais é sem sentido", afirmou Bohling. "Bush, Blair, Merkel e os outros líderes do G8 devem acordar - nós não teremos outra chance... Ou eles agem, e agem radicalmente agora, ou pode ser muito tarde para a nossa geração ou para a geração dos nossos filhos", acrescentou.
A manifestação de terça-feira ocorre quatro dias depois do Greenpeace ter publicado um documento onde afirmava que os Estados Unidos criaram sérias objeções à declaração sobre aquecimento global que deveria ser assinada no encontro do G8. De acordo com este documento, os Estados Unidos rejeitaram a idéia de estabelecer objetivos claros e também não farão um chamado às nações do G8 para que elas aumentem em 20% sua eficiência energética até 2020.
Os ativistas do Greepeace já tinham revelado no começo deste mês que estavam construindo uma réplica da Arca de Noé no Monte Ararat. A intenção é chamar a atenção para o aquecimento global e os perigos - enchentes, seca e desastres naturais - que o fenômeno impõe ao mundo. O navio, construído em uma das faces da montanha, será mostrado ao público em uma cerimônia no dia 31 de maio.
O Livro do Gênese, no Velho Testamento, diz que Deus decidiu levar um dilúvio à Terra depois de ver o quão corrupta ela tinha se tornado. O Criador pediu a Noé que construísse uma arca e pusesse nela dois animais de cada espécie. Depois que as águas da tempestade secaram, a arca teria ficado em uma montanha onde hoje se localiza o leste da Turquia. Muitas pessoas acreditam que o Monte Ararat é o lugar onde a Arca repousa.
(France Presse, 29/05/2007)