A Pontifícia Universidade Católica - Porto Alegre (PUC) fez a entrega do relatório da Análise Técnica do Plano Ambiental de Cachoeirinha, durante o Seminário Técnico realizado nesta terça, 29 de maio, na CESUCA. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentro da programação da Semana de Meio Ambiente de Cachoeirinha.
"Os especialistas da PUC apresentaram os resultados do levantamento dos recursos naturais da cidade, que servirá de base para a elaboração do Plano Ambiental", explicou o secretário de Meio Ambiente, Nelson Postay. "Nele estão expostas as situações geográfica, hídrica, além das recomendações sobre cuidados ambientais realizados pelo setor público da cidade e saídas de campo, onde foram estudadas e descritas as diversas espécies que compõem a fauna e a flora da cidade". Conforme o secretário, a partir de agora os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente irão fazer a leitura técnica para analisar todo o trabalho. "Após esta etapa, o trabalho será apresentado à comunidade através de Audiência Pública", informou.
O Plano Ambiental é um dos requisitos da legislação para a obtenção pelo município do credenciamento para o Licenciamento Ambiental. Este instrumento é importante para que se possa fornecer a Licença para empreendimentos de impacto local. Atualmente esse licenciamento é feito pela FEPAM. Com o processo sendo feito pelo município, futuramente, a expedição do licenciamento deverá ser agilizada. Porém, para os empreendimentos de grande porte as licenças continuarão a serem expedidas pela FEPAM.
Arroio Passinhos
Ainda dentro da programação da Semana de Meio Ambiente, o prefeito José Stédile, o secretário de Meio Ambiente Nelson Postay e os alunos da Escola Guimarães Rosa realizaram uma ação de preservação no arroio Passinhos. "Esse arroio simboliza todos os recursos hídricos da cidade que devemos ajudar a preservar", falou Postay. No local foi plantada uma muda de Ipê Roxo, do Horto Florestal. Para o estudante da 6ª série, Willian Martins, a preservação da natureza é muito importante para toda a população. "Devemos cuidar do meio-ambiente porque um dia a gente vai precisar", disse. Já Nathan Lima aponta pequenos cuidados que podemos adotar para preservar a natureza. "Não jogar lixo no chão, não poluir os rios e limpar onde está sujo", ressaltou.
Programação de Quarta da Semana do Meio Ambiente - Na quarta haverá o Dia do Desafio nas escolas de Cachoeirinha e Ação e Reflexão - Banhados, às 19h30, no Ecomuseu Casa do Leite.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeirinha, 29/05/2007)