Anticorpos que podem proteger contra a gripe aviária em humanos foram isolados por uma equipe internacional de cientistas. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de tratamentos que complementem vacinas, em caso de uma epidemia do vírus entre seres humanos. Estima-se que o vírus H5N1, que causa a gripe aviária, matou mais de 180 pessoas em todo o mundo desde 2003.
Alguns países já estão estocando vacinas em caso de um possível surto de gripe aviária entre seres humanos, mas ninguém sabe exatamente o quão eficaz elas seriam. É que não se sabe qual a variedade de gripe aviária que pode provocar uma pandemia entre seres humanos. Mas cientistas na Suíça, no Vietnã e nos Estados Unidos dizem que isolaram anticorpos que, esperam, podem oferecer proteção contra vários tipos diferentes de vírus ao mesmo tempo.
Anticorpos são usados por nosso sistema imunológico para neutralizar bactérias e vírus - neste caso, os cientistas isolaram anticorpos que sobreviventes da gripe aviária no Vietnã produziram para combater a doença. Antonio Lanzavecchia, do Instituto para Pesquisa em Biomedicina da Suíça, disse que os anticorpos já se provaram eficazes em laboratório e em ratos, e ele está confiante de que podem ser usados em seres humanos.
"Nós temos uma forma de explorar a resposta imunológica de um indivíduo que foi infectado e sobreviveu à infecção e, claro, produziu anticorpos que neutralizam estes vírus", afirmou. "E utilizando esta técnica nós podemos isolar as células que produzem estes anticorpos, assim eles podem ser reproduzidos em tubo de ensaio, e eles podem, eventualmente, ser criados em massa para tratar outros indivíduos."
Os anticorpos podem ser usados para proteger enfermeiras e médicos em países onde ocorrer uma epidemia de gripe aviária. Os pesquisadores dizem que os anticorpos também podem ser usados como antídoto de emergência em pessoas já infectadas com o vírus da gripe aviária - se administrados em poucos dias. Testes entre seres humanos devem começar em breve.
(BBC Brasil, 29/05/2007)