Ministros das Relações Exteriores de países europeus e asiáticos estabeleceram 2009 como o prazo para o fim das negociações em torno de um novo pacto internacional de combate às mudanças climáticas, anunciaram diplomatas nesta terça-feira (29/05).
O acordo foi fechado depois de dois dias de reuniões na cidade alemã de Hamburgo. O objetivo do tratado será a redução dos gases causadores do efeito estufa, considerados os principais responsáveis pelo aquecimento global. Pelo acordo fechado nesta terça-feira, as nações asiáticas (o que inclui China e Índia) não terão de aderir a metas rígidas de redução das emissões de dióxido de carbono.
Em vez disso, os chanceleres definiram quais serão as responsabilidades dos países ricos e dos pobres no combate às mudanças climáticas, revelou um diplomata sob condição de anonimato. O encontro contou com a presença dos ministros de Relações Exteriores dos 27 países da UE e os 10 da Asean, assim como os de China, Japão, Coréia do Sul, Índia e Paquistão.
O encontro também servirá de palco para uma reunião paralela em preparação para a Cúpula Econômica Mundial da próxima semana no balneário alemão de Heiligendamm. Os países presentes na reunião reúnem 58% da população mundial, 60% do comércio do mundo e 50% do Produto Social Bruto de todo o planeta.
(Reuters, 29/0/52007)