Ocorre hoje (29/5), em Rio Grande, o Fórum Regional Aquecimento Global no Rio Grande do Sul, promovido pelo Banrisul em parceria com a Corsan e Emater. O evento, que faz parte da Semana do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, se inicia às 8h30min, na Câmara do Comércio.
O fórum vai exibir o documentário Uma verdade inconveniente e o debate com o professor Antônio Philomena, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Ainda, as três empresas promotoras do encontro apresentarão o painel Alternativas regionais, mostrando as áreas de atuação em favor da preservação ambiental.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, “a proteção do meio ambiente está presente em todas as ações da instituição, tanto nas rotinas de trabalho quanto nos programas de conscientização socioambiental”. O Banco desenvolve, há seis anos, o Programa Reciclar, que promove o descarte adequado de resíduos gerados nas rotinas operacionais dentro da empresa para que sejam reutilizados por comunidades institucionalizadas, como usinas de reciclagem, ONGs e associações de bairros.
Entre os resíduos que são descartados ou doados, estão o lixo seco e orgânico, papel, lâmpadas, pilhas, baterias, disquetes, embalagens plásticas e malotes. Somente no caso do papel encaminhado para reciclagem, nesses seis anos, foi preservado o equivalente a 39 mil árvores, além de terem sido doadas 126 toneladas de papel para instituições do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, beneficiando cerca de 3.600 pessoas pertencentes a associações de catadores, Apaes, escolas e ONGs.
O Programa Energético Banrisul (Progeb), criado em 2004, também tem contribuído para a redução e a utilização inteligente de energia elétrica, resultando em mudança de hábitos através de treinamentos e palestras. Desde a implantação do programa, ocorreu uma economia de 305.104 kWh que corresponde ao consumo anual médio de cinco agências do Banco.
(Diário Popular, 29/05/2007)