Um grande berçário de espécimes vegetais é o que salta aos olhos de quem visita o Horto Florestal Chico Mendes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeirinha, situado no bairro Jardim Betânia. O local, fundado em 1989, abriga mais de 50 mil mudas de 480 espécies diferentes de plantas nativas, frutíferas, exóticas, medicinais e ornamentais, sendo algumas já raras na natureza.
O espaço, com cerca de 1,4 km², é composto por uma sementeira, que abriga mais de 12 mil mudas de plantas, além da área de crescimento das árvores. Conforme o coordenador do Horto, o técnico agrícola João Paulo Scaramussa, atualmente mais de quatro mil espécies de árvores possuem acima de 1,80m e já estão disponíveis para o plantio em locais adequados. "Estamos analisando a possibilidade de fazer o replantio em praças e locais públicos de Cachoeirinha", apontou. O Horto possui ainda uma estufa, com capacidade para cinco mil plantas. "Com ela, podemos fazer o cultivo de espécies até no inverno, pois dentro do local a temperatura se mantém alta e com controle de umidade", explicou Scaramussa.
Também integram o Horto Municipal, o herbário de plantas medicinais, com mais de 90 tipos de chás, e o cactário, com diversas espécies de cactus. Outro importante espaço é a área de compostagem, para a produção de adubo natural. "Neste local fazemos a decomposição dos resíduos que recebemos da Prefeitura, como serragem, restos de madeiramento, além de restos orgânicos, para a transformação em material para a adubagem das mudas e plantas", explicou o técnico agrícola. Há ainda no Horto, um lago e o Anfiteatro que será inaugurado no próximo dia 05 de junho, com capacidade para 80 pessoas.
Educação AmbientalA equipe do Meio Ambiente também ministra oficinas de hortas caseiras e jardinagem todas as quintas-feiras para alunos da EMEF Alzira Araújo. "Nesses encontros conversamos sobre épocas de plantio, variedades de plantas, como fazer o plantio das mudas, além de informações sobre a manutenção de hortas e jardins", disse João Paulo Scaramussa. O Horto recebe ainda a visita de idosos que fazem exercícios e caminhadas orientadas por uma equipe médica da Secretaria Municipal da Saúde. "Nós pensamos o Horto não só como um espaço de preservação da natureza, mas como um local para receber a comunidade, com educação ambiental e aproximação com o meio-ambiente", salientou o secretário de Meio Ambiente, Nelson Postay
Doação de PlantasO Horto Florestal, a partir de um parecer da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foi recomendado como Floresta Municipal, sendo necessária uma Lei específica que irá recategorizá-lo como tal, integrado-o ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O Horto fica Rua Capão da Canoa, 55 e o telefone é 3470-8350.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeirinha, 28/05/2007)