O 1º workshop para construção do Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Araripe será realizado nos dias 29 e 30 na Faculdade de Agronomia de Araripina (PE). O evento faz parte das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e é promovido em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ibama (PE), Ministério da Integração Nacional e governo do Estado de Pernambuco.
A finalidade do workshop é debater a criação de um plano florestal representativo, focado na definição de alternativas que atendam às necessidades ambientais e sociais da região, bem como no desenvolvimento econômico de Pernambuco em bases sustentáveis, priorizando o aprimoramento da qualidade socioambiental daquela área do estado.
Durante os dois dias de curso serão apresentados diagnósticos e experiências possíveis de serem adotadas na caatinga. Entre os temas em discussão estão o Manejo Florestal da Caatinga, o Manejo Florestal de Espécies Nativas e Exóticas e a Preservação e Conservação de Áreas Protegidas por Lei.
A abertura do evento, no dia 29, acontece às 18h30. Na quarta-feira (30/05), continua a partir das 8h30 e segue durante todo o dia. Ainda dentro da programação das ações ambientais no Araripe, no dia 29, às 9h30, o Ibama de Pernambuco inaugura a Unidade Avançada de Gestão Ambiental Integrada do Araripe, no município de Trindade.
Fórum do Araripe
O Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizam nesta terça-feira (29), no município de Ouricuri (PE), reunião para instalar o Fórum de Articulação Intermunicipal (FAI) do Pólo do Araripe e eleger e dar posse aos membros da Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Socioambiental (Colméia), que o coordena.
O Pólo do Araripe, localizado na subacia do Brigida, é composto por nove municípios (Erexu, Araripira, Bodoxó, Icubi, Morelândia, Granito, Ouricuri, Trindade, Girandiba) e o FAI terá como prioridade criar a Agenda 21 Local para discutir, de forma integrada, as políticas públicas voltadas para a revitalização do rio São Francisco.
Do FAI participam as secretarias vinculadas aos governos estaduais e municipais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato dos Produtores de Gesso, as Organizações Não-Governamentais como a Caatinga, Chapada, Oásis, Sabiá e Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), a Faculdade de Agronomia de Araipira, o Ministério Público de Pernambuco, a Companhia para o Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), entre outras.
Dentre as ações de revitalização no estado estão a elaboração do Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Araripe, da Operação Mata Nativa e a criação do IV Centro de Recuperação de Áreas Degradas (CRAD), em Serra Talhada, em parceria com a Codevasf e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A inauguração do CRAD é prevista até o final do ano.
Mais informações com Alexandre Moura
(Ascom MMA, 28/05/2007)