O Senado realiza uma semana de comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). A programação tem início nesta terça-feira (29/05) com a inauguração, às 18h30, da 2ª Exposição do Meio Ambiente, que compreende uma mostra de fotos e outra de peças de artesanato confeccionadas com material reciclado.
A 2ª Semana do Meio Ambiente é uma parceria do Senado com a WWF-Brasil e a Associação de Artesãos do Meio Ambiente (Reciclã). A mostra exibirá reproduções de fotos de Zig Koch, feitas em agosto de 2005 durante uma expedição científica ao Rio Jarí, dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá.
As fotos registram cenas de uma região pouco explorada pelo homem na Amazônia, resultado de uma expedição de três semanas ao médio e alto cursos do Rio Jarí, dentro do parque nacional, uma das unidades de conservação contempladas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do governo federal, que fica na fronteira entre o Amapá e o Pará.
Essa exposição permanecerá aberta ao púbico até 11 de junho, na Biblioteca Acadêmica Luiz Viana Filho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. No mesmo período, ficarão expostas na Senado Galeria peças produzidas pelos artesãos da Reciclã, entidade que trabalha para difundir a conscientização ambiental mediante a confecção de peças artesanais com material reciclado.
Dando prosseguimento às solenidades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o Senado realiza sessão especial, às 10h de quarta-feira (30), no Plenário, a requerimento da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que será a primeira oradora da sessão.
(Por Laura Fonseca, Agência Senado, 28/05/2007)