A Prefeitura de São Leopoldo anunciou, neste final de semana (26 e 27/5), a programação para as atividades da Semana do Meio Ambiente no Município. O tema escolhido para 2007 é a recuperação e preservação do Rio dos Sinos. Entre as atividades, esquetes de teatro ao ar livre em vários pontos da cidade, apresentações musicais, oficinas e o lançamento das obras do Centro de Educação Ambiental, do Viveiro Municipal e da Estação Metereológica do Parque Imperatriz Leopoldina. A Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo se inicia amanhã e vai até o dia 5 de junho.
Com as atividades, a Prefeitura quer propor diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, as áreas verdes e o patrimônio histórico de São Leopoldo. “Conversamos muito sobre isso enquanto preparávamos a programação e decidimos pelas atividades externas. Queremos aproveitar essa semana para promover a conscientização da população acerca de temas importantes ao meio ambiente”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini.
Dois grupos de teatro se revezarão nas apresentações ao ar livre pela cidade. Estão previstas esquetes dos grupos Luz e Cena e Ecologia na Prefeitura, em escolas, agências bancárias, igrejas, postos de saúde e até ruas e paradas de ônibus das áreas centrais de São Leopoldo. Além de teatro, a programação prevê, ainda, apresentações do músico Beto Hermann, que lança o CD Planetinha Natureza. Hermann se apresenta amanhã, ao meio-dia, na praça de alimentação do Shopping Bourbon, e às 19h30, no Ginásio Municipal Celso Morbach. No domingo, às 16 horas, se apresentam no Parque Imperatriz o Coral Infantil e a Orquestra do Sinodal.
A Prefeitura também promoverá oficinas durante a semana. Na quarta-feira, serão realizados encontros sobre reaproveitamento de papel, papel reciclado e cestaria, todos voltados para professores. O limite para as oficinas é de 20 vagas. Inscrições devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smed). O lançamento das obras no Parque Imperatriz ocorrerá no domingo, às 17h30. A área para o Viveiro Municipal, orçado em R$ 125 mil, já está demarcada e cercada. Os locais para a Estação Metereológica e o Centro de Educação Ambiental também já foram escolhidos. “Com o centro, queremos unificar a educação ambiental do Município. Também vamos disponibilizar cursos permanentes para a população”, adianta Zanini. A programação completa da Semana do Meio Ambiente em São Leopoldo pode ser conferida no site www.saoleopoldo.rs.gov.br.
(Jornal VS, 28/05/2007)