Os planos para a nova etapa do Projeto Peixe Dourado, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento para a Bacia do Rio dos Sinos e os estudos de impactos e soluções para o Arroio Koetz, em igrejinha, foram os temas apresentados na continuidade da primeria reunião plenária do ano do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Sinos (Comitesinos). O encontro, na quinta-feira (24/5) à tarde, foi continuação da reunião de 3 de maio, quando a pauta extrapolou o tempo previsto para o encontro.
A reabertura da planária ficou por conta de uma palestra do presidente do Comitesinos, Aloysio Bohnen. Em seguida, a secretária adminsitrativa do Comitesinos, Débora Cristina da Silva, fez a apresentação do que será a próxima etapa do Projeto Peixe Dourado, agora como Programa Petrobras Ambiental. Se na primeria etapa – que começou em 2001 – houve o monitoramento das condições do rio pelo peixe e o programa de educação ambiental, agora a idéia é dar aos voluntários condições de acompanhar continuamente as condições das águas através dos chamados macrobentos (insetos e pequenos crustáces aquáticos).
Como tratam-se de espécies que permanecem em um mesmo ponto, conforme o tipo de animais e sua quantidade, dá para dizer como estão as condições das águas e há quanto tempo.
PALESTRA - “No total, serão capacitados 900 instrutores”, contou Débora, sobre o trabalho que deve começar com o treinamento de uma turma de 30 agentes multiplicadores. Outra ação será a produção de material didático sobre a Bacia do Sinos, “já que hoje quase todo o conhecimento e pesquisas no acervo do Comitesinos possuem a linguagem muito técnica.” O Petrobras Ambiental, que está se iniciando, tem cronograma de ações até julho de 2008 e o público alvo são as coordenações locais de Educação Ambiental do Projeto Peixe Dourado, companhias de abastecimento público (Corsan, Semae, Comusa), instituições de produção agrícola (Emater, Irga e Sindicatos Rurais) e secretarias municipais de Meio Ambiente.
Já a palestra do engenheiro Henrique Kotsian, sobre o estudo feito na Bacia do Arroio Koetz, repassou ao Comitesinos os dados que ele havia apresentado na metade do mês, em Igrejinha. Material que havia sido apresentado também na página do Projeto Monalisa, no ABC Domingo do último dia 20. O estudo ocorreu com apoio dentro do Comitesinos, ainda dentro do Projeto Monalisa.
(Por Castor Junior, Jornal ABC, 27/05/2007)