O Plano Diretor, documento que está sendo formatado para disciplinar e incentivar o desenvolvimento urbano da cidade, deverá estar pronto até o final de novembro. A previsão é do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), o arquiteto João Baptista Bortolotti.
Segundo ele, a elaboração do plano está dentro do prazo estipulado. A etapa de levantamento de informações junto à comunidade foi concluída. A chamada fase de leitura comunitária incluiu a reunião de audiências e reuniões com lideranças e cidadãos das mais diferentes regiões da cidade.
O estágio atual é o da leitura técnica, que está sendo confeccionada por uma empresa terceirizada. O documento final será uma compilação de informações, que vai abranger as necessidades detectadas tanto na pesquisa comunitária, quanto nos estudos técnicos.
De acordo com o presidente do Ippul, um componente importante do novo plano é a preocupação com a segurança. ''Essa é uma solicitação e uma preocupação importante da comunidade'', acrescenta Bortolotti.
O presidente do Ippul, que assumiu o cargo em dezembro, negou que a mudança de comando no órgão tenha provocado atrasos no andamento da confecção do plano. ''Houve uma readequação da metodologia usada na elaboração do Plano Diretor, mas sem prejuízos para o cronograma'', garante.
(
Folha de Londrina, 27/05/2007)