A Petrobras assinou no sábado (26/05) um memorando com a estatal petrolífera argelina Sonatrach para firmar parcerias no fornecimento de gás natural liqüefeito (GNL) e na exploração de petróleo no Brasil, Argélia e outros países. O acordo foi divulgado através de nota oficial da empresa brasileira.
O memorando prevê suprimento de gás natural para atender aos terminais de importação e regaseificação de gás que estão sendo implantados pela Petrobras em Pecém (CE) e na Baía de Guanabara (RJ). O produto, importado no estado líquido, precisa ser regaseificado para atender às demandas por combustível do mercado industrial e das usinas termelétricas.
O acordo, assinado pelas duas empresas com o apoio dos governos dos dois países, prevê ainda a criação de grupos de trabalho para discutir as oportunidades de cooperação, como o possível aumento e desenvolvimento de novas operações comerciais com petróleo e derivados, oportunidades na área petroquímica e de refino, além da avaliação da participação da Petrobras no Instituto Argelino do Petróleo (IAP).
O memorando foi assinado pelos presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e da Sonatrach, Mohamed Meziane. As duas empresas já comercializam produtos como petróleo, nafta e GLP (gás liqüefeito de petróleo, usado em botijões).
(Por Vitor Abdala, Agência Brasil, 26/05/2007)