O México prometeu plantar 250 milhões de árvores este ano e proibir caminhões e ônibus antigos em estradas como parte de um plano lançado nesta sexta-feira (25/5) para combater o aquecimento global.
O presidente Felipe Calderón, entregando árvores em uma cerimônia para promover sua estratégia nacional sobre mudança climática, disse que haveria gasolina mais limpa, mais energia eólica e mais uso de energia solar em casas, especialmente no ensolarado norte do país.
"O fato de que outros grandes países não estão dispostos a tomar responsabilidade e continuam a danificar o ambiente não deve ser uma desculpa para disfarçar nossa própria responsabilidade", disse Calderón.
O México é um dos maiores países em desenvolvimento que participará de uma cúpula sobre aquecimento global na Alemanha no começo de junho.
Os Estados Unidos rejeitaram a proposta da Alemanha para conseguir que o G8 concorde, no encontro, a cortar emissões de carbono, que causam o aquecimento global.
O país tem muitos problemas ambientais, inclusive com poluição provocada por veículos velhos nas cidades.
O plano mexicano quer retirar das ruas todos os ônibus e caminhões com mais de 10 anos e plantar 250 milhões de árvores em 2007. Também espera aumentar a geração independente de energia.
(Por Chris Aspin, Reuters, 25/05/2007)