Produtores rurais e líderes políticos de quatro municípios do Vale do Rio Pardo começaram os preparativos para incluir a construção de uma barragem no Arroio Taquari-Mirim no Plano Estadual de Irrigação. O objetivo é obter recursos junto ao governo do Estado. Arrozeiros e representantes das prefeituras de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Vale Verde formaram, na última semana, uma comissão para iniciar o planejamento da obra.
A previsão é que o reservatório fique em Santa Cruz, mas a localização exata ainda depende de um estudo técnico que será elaborado nos próximos dias. O prefeito de Venâncio Aires, Almedo Dettenborn, afirma que a construção da barragem deverá potencializar a produção dos arrozeiros que fazem parte da bacia do Taquari-Mirim, evitando a falta de água em épocas de estiagem e as enchentes nos períodos de muita chuva. “A obra servirá para controlar o fluxo da água utilizada pelos agricultores e garantir melhor produtividade das lavouras”, ressalta.
O secretário de Agricultura de Santa Cruz, Ari Schwerz, sugeriu a elaboração de um documento com levantamento sobre a extensão da área de produção, do número de arrozeiros dos quatro municípios banhados pelo arroio e da produtividade das últimas safras. Os dados servirão como argumento para justificar a construção de um reservatório na região. A idéia é entregar uma carta de intenções com um esboço do projeto à governadora Yeda Crusius, que participa da interiorização do governo em Santa Cruz no dia 1o de junho.
(Correio do Povo, 26/05/2007)