O Departamento de Biologia e Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a coordenação do curso de Ciências Biológicas e o Diretório Acadêmico da Biologia Henrique Roessler, tendo o apoio do curso de Especialização em Licenciamento Ambiental, promove hoje (25/5) a palestra Apresentação do Zoneamento Ambiental para a Atividade de Silvicultura no Rio Grande do Sul. A exposição começa às 19h30, no anfiteatro do bloco 18.
A palestra estará a cargo da coordenadora da equipe técnica de elaboração do zoneamento ambiental para atividades de silvicultura, Silvia Mara Pagel, engenheira florestal da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), e do integrante da equipe Ricardo Aranha Ramos, biólogo da Fundação Zoobotânica do Estado. A palestra é gratuita e voltada à comunidade regional.
A silvicultura se dedica ao estudo de métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar áreas florestais, buscando satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, a aplicação desse estudo para a manutenção e o aproveitamento racional das florestas. O assunto, segundo o professor Eduardo Lobo, do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, é oportuno porque a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público alteraram os critérios para o plantio no Estado.
Pelas novas regras, o licenciamento ambiental da silvicultura, além de considerar as diretrizes do zoneamento ambiental, desenvolvido pela equipe técnica da Fepam, da FZB e do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), deve observar as regras formuladas pelo grupo de trabalho criado pela Sema, no que forem tecnicamente e legalmente passíveis de serem aplicadas. “Esse tema será amplamente discutido na palestra do dia 25 (hoje), objetivando o esclarecimento das questões ambientais que norteiam o desenvolvimento sustentável da Metade Sul do Estado”, diz Lobo.
(Gazeta do Sul, 25/05/2007)