Resgatar o título de “Cidade Verde”. Esse é o objetivo do projeto Rearborizando Cuiabá, que será lançado pelo prefeito Wilson Santos nesta sexta-feira (25/05), às 10h, na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, na Avenida Miguel Sutil. O evento significa uma prévia do plantio de 5 mil mudas, que acontecerá no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Este é um convite à população para que transforme a sua cidade num lugar melhor de se viver, com mais áreas verdes e temperatura mais amena. Se cada um fizer sua parte, certamente haverá contribuição para reverter a situação de aquecimento global”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Éden Capistrano.
Ao longo da Miguel Sutil, uma das principais vias de escoamento rápido da Capital, serão plantadas 50 mudas, de árvores com mais de 2 metros de altura, como ipê branco, amarelo, rosa, roxo e aricá, todas nativas da região. Elas foram captadas a partir de penalidades impostas às empresas que cometeram crime ambiental, através do Juizado Volante Ambiental (Juvam). Cerca de 30 funcionários da Prefeitura estão envolvidos com o trabalho de plantio.
Entre os parceiros da iniciativa estão: Ministério Público Estadual (MPE), Juvam, Rede Cemat, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá (Condema).
(Diário de Cuiabá, 24/05/2007)