A responsabilidade do município na proteção da Mata Atlântica foi o tema da palestra ministrada quinta-feira (24/5), pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, durante a Semana Nacional da Mata Atlântica. O evento, que termina sábado, 26, está sendo realizado no Centro Cultural 25 de Julho. A promoção é do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo Moesch, assim como os municípios instituem postos de saúde e escolas, deveriam promover a proteção do meio ambiente. O secretário também apresentou a legislação referente ao tema e fez uma explanação sobre os instrumentos da política ambiental. "Além da lei, existem outros recursos como licenciamento, criação de Unidades de Conservação, turismo ecológico e exigência do Relatório de Impacto Ambiental para empreendimentos que não necessitam do Estudo de Impacto Ambiental", lembrou.
Moesch falou sobre outros mecanismos de proteção ao meio ambiente, como o incentivo à vegetação em Porto Alegre, com gestão das Áreas de Preservação Permanente, IPTU Ecológico, incentivo fiscal à preservação de áreas de interesse ambiental, produção e plantio de mudas de árvores de espécies da Mata Atlântica para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Para ilustrar a palestra, o secretário mostrou fotos das três Unidades de Conservação de Porto Alegre: Parque Natural do Morro do Osso, Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e Parque Saint'Hilaire, além do Morro São Pedro, potencial Unidade de Conservação através do Programa Integrado Sócio-Ambiental (PISA).
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 24/05/2007)