A decisão de ter como "primeira opção" a nova usina em Cubatão vinha sendo reivindicada por duas comissões de vereadores em Cubatão e Santos, que entregaram pedidos nesse sentido a Rinaldo Campos Soares. A comissão de Cubatão, presidida por Donizete Tavares Nascimento (e formada por Luiz Carlos Costa, João Santana de Moura Vilar, Jô Maluf e Márcia Rosa), reuniu-se terça-feira de manhã, na Câmara, com Soares e o diretor industrial do grupo, Omar Silva Júnior, juntamente com o prefeito Clermont Castor.
E a de Santos, liderada por José Antonio Marques Almeida, o Jama, (e formada por Antonio Carlos Banha Joaquim, Jorge Vieira, José Lascane e Marinaldo Mongon) entregou ao presidente do Sistema Usiminas pedido semelhante. Da reunião também participaram o diretor industrial da Cosipa/Usiminas, Omar Silva Júnior, e o assessor especial da presidência da Usiminas, Marcus Jurandir de Araújo Tambasco, que foi o primeiro presidente da Cosipa, após a privatização em agosto de 1993.
PortoA Usiminas optou por Cubatão porque o empreendimento se destina à exportação dos produtos. E ao contrário de Ipatinga, em Minas Gerais, a usina da Cosipa possui instalações portuárias, facilitando os objetivos do Sistema Usiminas.
Rinaldo Soares disse que o apoio das lideranças políticas ao projeto é importante, porque o sistema ainda depende do licenciamento ambiental para iniciar os processos de expansão e limpar o fundo do canal do estuário de acesso ao seu porto. Vereadores de Cubatão e Santos deverão empenhar-se para obter a liberação dentro do menor tempo possível, pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente.
Sistema UsiminasMaior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina, o Sistema Usiminas controla ou detém participação no capital de 16 empresas na área de siderurgia e em setores estratégicos — como logística, estamparia e bens de capital e distribuição e serviços — as quais reúnem cerca de 15 mil funcionários.
Capital aberto
O grupo é liderado pela Usiminas, companhia de capital aberto que opera a Usina Siderúrgica Intendente Câmara, de Ipatinga, Minas Gerais, e controla 100% do capital da Cosipa, de Cubatão.
Empresas do grupoFazem parte também do Sistema Usiminas as seguintes empresas e operações: Usiminas Mecânica, Usiparts, Usifast, Usial, Usiroll, Unigal MRS Logística, Rios Unidos Transportes, Fasal, Rio Negro, Dufer e os terminais portuários de Praia Mole-ES e Cubatão-SP.
(
A Tribuna, 25/05/2007)