Foram anunciados quinta-feira (24/5), durante entrevista coletiva, os detalhes das propostas encaminhadas para a revisão do Plano Diretor e a Audiência Pública que acontece neste sábado, 26 de maio.
Segundo o secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati, dos 421 documentos protocolados pela comunidade, foram desmembradas 454 propostas de alteração para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). As proposta estão sendo analisadas para avaliar a viabilidade de serem votadas durante a audiência.
Segundo Fortunati, o número de propostas surpreendeu e demonstra que o porto-alegrense está maduro para planejar o futuro de sua cidade, e não se envolver apenas em questões pontuais e imediatas. “A Audiência Pública do Plano Diretor será um marco na participação em Porto Alegre, mas o resultado dependerá da mobilização da sociedade”, afirmou o secretário.
Audiência Pública sobre a revisão do PDDUA - sábado dia 26
Poderão participar da audiência pública os maiores de 16 anos que comprovaram residência em Porto Alegre. Marcada para acontecer das 9h às 17h30, a Audiência Pública pode se estender até mais tarde e, se necessário, terá uma continuação no sábado seguinte, dia 2 de junho.
O credenciamento será realizado das 8h às 14h30, no próprio Salão de Atos da Ufrgs. Se houver outra Audiência, só poderão participar os credenciados na primeira sessão.
Para a Audiência Pública foi criado um grupo chamado de Outros, abrangendo sugestões que não se enquadram em nenhum Grupo anterior, e que contém 89 propostas. Todas as propostas apresentadas estão recebendo pareceres técnicos e serão publicadas no site do Plano Diretor (www.portoalegre.rs.gov.br/planodiretor) a partir de sexta-feira (25/5), à tarde.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 24/05/2007)