Está chegando ao mercado a primeira cueca "ecologicamente" correta do País, feita a partir de fibras de bambu. Batizada de Zorba Bambu, a cueca é fabricada com 94% de fibras de bambu e 6% de elastano, e pretende atender aos anseios do consumidor preocupado com as questões ambientais.
Para chegar ao produto final, foi necessário um ano de pesquisas. O tecido foi 100% desenvolvido no Brasil pela equipe da Hanesbrands, dona da marca Zorba, em conjunto com a malharia Marles. De toque macio, o tecido tem outras qualidades além das ecológicas, segundo a gerente da Hanesbrands, Márcia Castelo Branco. "Por ser 100% natural, o tecido tem propriedades bacteriostáticas e desodorantes", diz.
Embora cresça em profusão no País, o bambu que serviu de matéria-prima para as cuecas veio da China. "Não há tecnologia e cadeia estruturada para beneficiar o bambu no Brasil", diz Márcia. A Zorba aposta na boa aceitação do produto. Segundo a executiva, o mercado brasileiro de cuecas cresce 22% ao ano.
No primeiro momento, as cuecas "verdes" serão comercializadas somente nas lojas da rede Wal-Mart. A rede firmou uma parceria com a fabricante de underwear Hanesbrands e vai comercializar o item com exclusividade nos próximos três meses. O preço sugerido vai de R$ 15,98 (modelo slip) a R$19,98 (modelo boxer).
SustentabilidadeA comercialização da cueca "verde" faz parte da estratégia de sustentabilidade do Wal-Mart, que tem uma meta global de aumentar a oferta, nas gôndolas, de produtos "socioambientais" - feitos com fibras naturais ou produzidos por pequenas comunidades. A rede começou com produtos orgânicos, e a cueca é o primeiro item da linha têxtil a ser comercializado no Brasil.
Nos EUA, a rede comercializa roupas de algodão orgânico. "Estamos pesquisando outras alternativas. Nossa meta é ter pelo menos um item com perfil sustentável em cada uma das seções das lojas", disse Luiz Cláudio Melo, diretor da área têxtil do Wal-Mart Brasil.
(Por Andrea Vialli,
Estadão, 24/05/2007)