O deputado Nelson Härter (PMDB) esteve nesta quinta-feira (24/05) na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado (PGJ) onde entregou ao procurador Mauro Henrique Renner cópia dos documentos entregues na quarta-feira (23/05) para o secretário Otaviano Brenner e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (F epam), Ana Pellini. Os ofícios comprovam a não participação de entidades no projeto de zoneamento feito pela Fepam, conforme assegurado anteriormente por dirigentes da fundação. Em abril , o deputado solicitou ao ex-presidente da Fundação pedido de informação sobre a contribuição de entidades na multidisciplinaridade alegada no projeto. Sem obter retorno, o deputado passou a contatá-las diretamente.
Härter recebeu sete ofícios, inclusive documento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que comprovam sua não participação no projeto e consequentemente não autorizando a presença de seus nomes como participantes no desenvolvimento do projeto de zoneamento. “Pedi ao Procurador para que os promotores ambientais estejam presentes nas audiências públicas que ocorrerão e obtive a informação de que eles estão efetuando uma escala para participar”, informou o deputado.
A primeira audiência acontecerá em Pelotas, dia 11 de junho. Mauro Renner informou que analisará os documentos entregues e colocou-se à disposição, afirmando que o assunto é relevante para o Estado.
(Por Felipe Cogo, Agência de Notícias AL-RS, 24/05/2007)