Está em desenvolvimento pela Secretaria de Preservação Ambiental de Canoas (Sempa) projeto para a recuperação da área de preservação ambiental na Fazenda Guajuviras, bairro Estância Velha. O trabalho conta com um plano de remediação da mata, a construção de áreas de lazer e cultura e o cercamento do local. Parte do plano é o manejo dos eucaliptos que hoje ocupam grande parte da fazenda. Segundo o engenheiro ambiental da Sempa, André Arnhold, entre 50% e 60% das árvores de eucaliptos serão retiradas do local para favorecer a mata nativa.
“Não serão retirados todos, pois uma parte será importante para dar sombra a essas novas plantas que crescerão ali”, explicou o engenheiro. “Em alguns locais estamos plantando espécies típicas da área. Em outros pontos, entretanto, a mata nativa já existente só irá se fortalecer com o corte destes eucaliptos”, acrescentou.
O corte dos eucaliptos começou na semana passada. Para a realização do trabalho, a Prefeitura contratou uma empresa terceirizada. O barulho de motosserras e o movimento de veículos carregando as madeiras preocupou os moradores da rua Rosa Cruz, que suspeitaram que alguma madeireira poderia estar cortando as árvores ilegalmente.
Segundo a Sempa, todo o trabalho é acompanhado por técnicos da secretaria. “Inclusive alguns moradores mais assustados com o trabalho no local já entraram em contato conosco, mas asseguramos que os cortes estão de acordo com os nossos planos”, completou Arnhold.
A troca dos eucaliptos pela mata nativa favorecerá as espécies que os estudos da secretaria apontaram como próprias para a área, como pitangueira, figueira, laranjeira do mato, cerejeira, entre outras. O plano ainda contém o projeto para a construção de uma zona histórico-cultural, onde será possível a realização de eventos e exposições, e uma área de lazer junto ao lago existente na fazenda, que passaria a ser chamada de Parque Fazenda Guajuviras.
(Diário de Canoas, 24/05/2007)