O segundo eixo do Fórum Canoas XXI foi debatido na noite de ontem (23/5) na escola estadual Jussara Polidoro, no Guajuviras. A inicaitiva da Ulbra tem o objetivo de mobilizar a comunidade a auxiliar na construção d diretrizes necessárias ao desenvolvimento de Canoas para os próximos 20 anos. Mais de 60 pessoas de entidades, associações comunitárias e do poder público discutiram o tema Meio ambiente e saneamento. Foram levantadas questões como a hidrografia, esgoto sanitário e pluvial, resíduos domiliciares e industrias, unidades de conservação, educação ambiente, riscos tecnológicos e naturais e qualidade do ar e sonora de Canoas.
Entre os convidados da mesa estava a secretária executiva do Conselho Estadual de Saneamento, Mariângela Laydner, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Oscar Escher, e o superintendente regional da Corsan, édson Helfenstein mencionou a construção da Estação de Tratamento de Água, no Rio Branco, que vai garantir o abastecimento da cidade nos próximos 20 anos.
Mariângela abordou os problemas de drenagem urbana e o acúmulo de lixo. Ela falou sobre a importância da lei que regulamenta a resposabilidade do município com o saneamento. Já o secretário Escher tratou o assunto dentro do projeto do Plano Diretor Urbano Ambiental.
(Diário de Canoas, 24/05/2007)