Arrozeiros e representantes das prefeituras de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Vale Verde iniciaram ontem o planejamento da construção de uma barragem no Arroio Taquari-Mirim. A previsão é que o reservatório fique em Santa Cruz, mas a localização exata ainda depende de um estudo técnico que será elaborado nos próximos dias. Uma comissão foi formada ontem, durante reunião em Venâncio, para levar a proposta adiante. O objetivo é incluir a barragem no Plano Estadual de Irrigação para obter recursos junto ao governo do Estado.
Segundo o prefeito Almedo Dettenborn (PMDB), a construção da barragem deverá potencializar a produção dos arrozeiros que fazem parte da bacia do Taquari-Mirim, evitando a falta de água em épocas de estiagem e as enchentes nos períodos de muita chuva. “A obra servirá para controlar o fluxo da água utilizada pelos agricultores e garantir melhor produtividade das lavouras”, enfatizou. O secretário de Agricultura de Santa Cruz, Ari Schwerz, sugeriu a elaboração de um documento com levantamento sobre a extensão da área de produção, do número de arrozeiros dos quatro municípios banhados pelo arroio e da produtividade das últimas safras. Os dados serviriam como argumento para justificar a construção de um reservatório na região.
A idéia é entregar uma carta de intenções com pelo menos um esboço do projeto à governadora Yeda Crusius (PSDB), que participa da interiorização do governo gaúcho em Santa Cruz no próximo dia 1º. A comissão formada pelos prefeitos, secretários de Agricultura e Conselhos Municipais de Agricultura dos quatro municípios deverá se mobilizar também para agendar um encontro com o Secretário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Ortiz Porto, em Santa Cruz.
Os técnicos dos escritórios da Emater-RS/Ascar se responsabilizaram em organizar um relatório até a próxima segunda-feira. No documento constarão as informações técnicas sobre a região. Às secretarias de Agricultura caberá a formulação do dossiê que será entregue no começo do mês que vem ao secretário Rogério Porto. Em Venâncio existem 64 arrozeiros, dos quais 57 fazem parte da bacia do Arroio Taquari-Mirim e serão beneficiados com a barragem. A área plantada é de 1.450 hectares. Na safra 2006/2007 foram colhidas 10 mil toneladas de arroz em todo o município.
(Gazeta do Sul, 24/05/2007)