Com mais de 80 mil quilômetros de costa, o maior arquipélago do mundo verá parte de seu território submergir quando o aquecimento global e o degelo dos pólos elevar o nível do mar. "Até 2030, o nível do mar terá aumentado entre 8 e 29 centímetros. Assim, as águas cobrirão cerca de 2 mil ilhas indonésias", declarou Jaya Murjana, diretor do Escritório de Meteorologia e Geofísica de Yogyakarta, informou hoje o jornal "The Jakarta Post".
A mudança teria repercussões difíceis de medir. Muitas das ilhas afetadas estão situadas nos extremos do arquipélago. Elas são utilizadas para estabelecer as fronteiras e o mar territorial, de acordo com o direito internacional. O Governo indonésio iniciou um projeto para contar as ilhas do país e batizar todas elas. Nem as autoridades sabem dizer quantas ilhas compõem o país. Mas a estimativa é de que sejam de 17.400 a 17.500. Mais da metade não tem nome.
Segundo o relatório "Variabilidade do Clima, Mudança Climática e suas Implicações para a Indonésia", elaborado recentemente pelo Governo, a elevação de um metro no nível do mar alagaria 405 mil hectares no litoral indonésio. Além disso, o aquecimento global terá outros efeitos perniciosos no país. Alguns deles já começam a se notar. O mais grave é a salinização dos lençóis subterrâneos, até o momento a principal fonte de água do país, principalmente nas zonas urbanas, explicou esta semana Rizaldi Boer, autor do relatório.
As fontes de água começaram a se salinizar nas cidades de Jacarta, Surabaia e Semarang, todas na ilha de Java, a mais povoada da Indonésia. Na capital do país foi detectada a salinização dos aqüíferos profundos, a até 15 quilômetros do litoral. É cada vez mais difícil para os moradores encontrar água doce. Outro problema da mudança climática é o aumento das secas e das inundações, assim como um aumento do risco de incêndio das florestas indonésias.
Apesar dos graves riscos, a Indonésia não pode ser tomada como um exemplo na luta contra o aquecimento global. A cada ano o país desmata cerca de 1,8 milhão de hectares de selvas, que desaparecem por causa dos incêndios produzidos e do abate legal e ilegal. Um pequeno passo dado recentemente pelo Governo para proteger suas ilhas foi a proibição da exportação de areia para países vizinhos como Cingapura, que pouco a pouco estavam levando em navios a valiosa terra que dá forma à Indonésia.
(EFE, 23/05/2007)