O secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, representou a governadora Yeda Crusius na abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica, que iniciou nesta quarta-feira (23/5) e segue até sábado (26), no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre.
O secretário salientou que no Rio Grande do Sul, de um total de 112.027km² (39,70% do território do Estado), restam 7.496,67 km² de remanescentes do bioma Mata Atlântica, ou seja, somente 2,69%. Ele disse que as ações do governo do Estado para a proteção da Mata Atlântica iniciaram na década de 1990, agregando esforços de órgãos que atualmente estão constituídos como Secretaria do meio Ambiente, Comando Ambiental da Brigada Militar, Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, contando, ainda, com assessoramento do ministério.
Concurso público
Moraes enfatizou que o contrato de contribuição financeira firmado entre o governo do Estado, por meio da secretaria, e o banco alemão Kfw, em agosto de 2002, está permitindo a proteção de remanescentes de Mata Atlântica em 122 mil hectares na região nordeste. “O Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS teve seu prazo prorrogado para junho de 2009. Até lá, estarão implantadas 11 unidades de conservação, das quais seis estaduais, três municipais e duas federais”, afirmou. O secretário também destacou que a secretaria promove no próximo domingo(27) o concurso público para técnico ambiental, agentes administrativos e guarda-parques destas UCs.
“O Bioma Mata Atlântica tem reconhecimento nacional e internacional como área de proteção e sua biodiversidade é oito vezes maior que a da Amazônia. É também um dos últimos refúgios para espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção”, afirmou Otaviano Moraes.
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, saudou os participantes, afirmando que o momento é de reflexão e de perspectivas para o futuro, referindo-se à aprovação da Lei da Mata Atlântica ao final do ano passado. "Precisamos assumir as políticas públicas que assegurem os instrumentos criados pela Lei da Mata Atlântica", disse Fogaça.
Na solenidade de abertura, foi entregue o Troféu Amigo da Mata Atlântica a pessoas que se destacaram em defesa do bioma. Algumas personalidades foram citadas, entre elas o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Outras foram agraciadas no local, como os gaúchos precursores na defesa ambiental Magda Renner, Augusto Carneiro e Hilda Zimermann.
A Semana Nacional da Mata Atlântica é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, Rede de ONGs da Mata Atlântica, governo do Estado com a Secretaria do Meio Ambiente e prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMAM.
Também estavam na abertura o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, a coordenadora-geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica, Kátia Vasconcellos, o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, a secretária de Biodiversidade e Florestas do ministério, Maria Cecília de Britto, entre outros.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 23/05/2007)