Técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), concluíram, na manhã desta quarta-feira (23/5), a operação de retirada e transbordo do caminhão-tanque que tombou, na tarde de terça-feira (22), no quilômetro 268, da RST 470, em São José do Sul, no Vale do Caí.
O veículo, que transportava 2,8 toneladas de gás GLP (de cozinha) perdeu o freio e ficou fora de controle, saindo da estrada. O caminhão, de placas DIV0213, é de propriedade da empresa Copagas, Distribuidora de Gás, de Canoas.
A equipe do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam constatou que houve vazamento do produto com riscos à saúde humana, devido à chance de explosão, em função do rompimento do tanque, que tem capacidade para armazenar 10 toneladas de GLP.
A Fepam, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Estadual e a Patrulha Ambiental (Patram) do Comando Ambiental da Brigada Militar procederam à interdição da pista nos dois sentidos a partir das 15h. Um guincho foi chamado para a retirada do veículo, que ocorreu às 4h30min da madrugada. Às 6h desta quarta-feira, foi concluída a operação de transbordo do produto por uma equipe técnica da Ultragás.
A empresa Copagas será autuada pela Fepam por não ter comunicado o órgão ambiental sobre o acidente, risco à saúde, dano ambiental e mau atendimento ao acidente.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 23/05/2007)