O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), recebeu ontem (23/5) em Brasília o troféu Mérito Municipalista, pelo Programa de Gestão Ambiental e Saneamento Básico do Município. O prêmio, concedido pela Associação Brasileira do Municípios, será entregue durante o II Seminário Internacional de Federalismo e Desenvolvimento, que tem programação até a próxima sexta-feira.
Para Vanazzi, o prêmio deve ser encarado com orgulho pelos leopoldenses. “É um momento de reflexão para todos. Temos que nos interessar mais pelo assunto na cidade.” Com o troféu, o prefeito quer que São Leopoldo tenha ainda mais projeção. “É a valorização da cidade. Com o prêmio, mais debates sobre São Leopoldo acontecerão em todo o Brasil e no exterior.”
Vanazzi destacou como fator mais importante na escolha de São Leopoldo para o prêmio o grande investimento em saneamento básico feito pelo Município desde o início do governo. “No total, investimos mais de R$ 30 milhões. Temos várias obras planejadas, como a nova estação de tratamento da Feitoria, orçada em R$ 7 milhões.” Para o fim do período da administração atual, a Prefeitura pretende ter 48% do esgoto da cidade tratado adequadamente. “Seremos um dos municípios que tratam mais esgoto em todo o País”, afirma o prefeito.
Outro ponto importante, segundo Vanazzi, foi a posição de liderança da cidade na formação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Vale do Sinos. “Este é um tema estratégico, com resultados concretos. Nossa participação no debate para a construção de uma política de combate aos problemas de saneamento é muito importante.”
Segundo a coordenadora do seminário, Sílvia Slene, São Leopoldo foi escolhida por ter tido uma melhora significativa na gestão ambiental e no saneamento básico da cidade. “Este é o nosso critério: identificar municípios que tiveram melhora relevante e que tenha gerado mudança para a vida dos cidadãos desde o começo da administração atual.” Um dos objetivos do seminário que vai premiar o Município é estabelecer uma rede de cooperação entre cidades, dando prioridade para intercâmbios nas áreas de políticas públicas, gestão ambiental e territorial, gestão de novas tecnologias, cultura e educação em ciência e tecnologia. Para chegar ao município de São Leopoldo, a associação buscou indicações de entidades em todo o Brasil. Como resultado da pesquisa, que envolveu 5600 municípios, 70 prefeituras e 27 personalidades serão premiadas ao longo do evento.
(Jornal VS, 23/05/2007)