Para discutir a proposta de criação de uma Secretaria Especial de Bioenergia no país, o deputado Heitor Schuch (PSB) viajou a Brasília, onde irá se reunir com técnicos de diversos ministérios envolvidos com o tema. Nesta quinta-feira (24/05), o parlamentar, que é relator da Subcomissão de cana-de-açúcar, álcool e etanol da Assembléia Legislativa, manterá encontro com o chefe de gabinete da Casa Civil, Telton Corrêa, e a coordenadora de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Edna Carmélia.
Schuch explica que, hoje, a questão da bionergia vem sendo tratada em diferentes órgãos do governo federal, em ações isoladas, acarretando em desperdício de forças e recursos públicos. “A nova secretaria, vinculada à Casa Civil, teria a função de coordenar o programa nacional de bionergia, em especial com relação à produção de álcool a partir da cana-de-açúcar, que pode se tornar uma importante alternativa de emprego e renda para milhares de agricultores familiares”, destaca o deputado, ressaltando a importância estratégica do tema frente às oportunidades que se apresentam no cenário mundial. Ele também manterá audiências nos ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia.
A subcomissão foi criada em março e vem promovendo um amplo debate no Estado sobre a viabilidade técnica e econômica da implantação de lavouras de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul em grande escala para a produção de álcool e etanol, gerando assim uma nova matriz produtiva no Estado. No mês de julho, ainda sem data definida, será realizado um seminário nacional, em Porto Alegre, para discutir a proposta de criação dessa secretaria federal.
(Por Lisiana dos Santos, Agência de Notícias AL-RS, 23/05/2007)