O prefeito Paulo André Eidelwein esteve reunido ontem (22/5) com um grupo interessado em discutir medidas para a preservação do Rio Taquari. A intenção é lançar um grande projeto que envolva a comunidade em questões que se referem à conscientização. O Projeto Rio Vivo deverá ser posto em prática nos próximos dias, com a realização de palestra para pescadores profissionais e colocação de placas explicativas sobre a pesca em Bom Retiro do Sul.
Eidelwein, além de explicar um resumo da proposta, ressaltou a importância de começar o trabalho com os pescadores, sem deixar de lado os turistas. Muitas vezes, por falta de informação, praticam a pesca predatória quando pegam peixes de tamanho abaixo do permitido. Outro aspecto que aborda é o trabalho que pode ser realizado nos colégios. "A conscientização deve começar na base da educação de cada criança. As escolas têm papel fundamental nessa iniciativa", prossegue o prefeito. Ele acrescentou que a Administração deseja organizar pequenas usinas de tratamento de esgoto para diminuir a poluição que deságua no Taquari pelos arroios.
Lideranças
O projeto será organizado por Marciel Spellmeier, engenheiro agrônomo, responsável técnico do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura. Ele apresentou alternativas que podem ser colocadas em prática para o desenvolvimento do Rio Vivo. E recebeu sugestões dos participantes do encontro. "São poucas as prefeituras que investem em projetos como esse", Segundo Spellmeier.
O comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, sargento Anestor, relatou algumas ações necessárias para o sucesso do projeto. Ele destacou a importância de se trabalhar com agricultores sobre a questão das embalagens de agrotóxicos, que muitas vezes poluem as águas do rio. Explicou que será intensificada a fiscalização nas proximidades da barragem em que a pesca predatória é uma realidade constante, inclusive com pescadores profissionais do município. Outra medida é a notificação de moradores ribeirinhos quanto ao depósito de lixo nas margens do rio.
Prática
Os diretores de escolas destacaram a importância de trabalhar mais a prática. "As pessoas já conhecem a teoria, o que pode e o que não pode ser feito. Agora precisam ir para a prática e realmente ter consciência de que é necessário ter muitos cuidados", explicou Ênio Peres, do Colégio Estadual Jacob Arnt.
A diretora da Isabel Luisa Bittencourt, Jussara Ribeiro, disse que as atividades na escola apresentam bons resultados. Citou a campanha de economia de energia elétrica realizada recentemente. "Os pais vinham nos dizer que as crianças cobravam até o tempo que cada um ficava no banho." Os professores sugeriram a realização de trilhas ecológicas com os alunos de Bom Retiro do Sul.
Participaram da reunião o médico veterinário Daniel Terra Leite da Secretaria da Agricultura e Luciane de Armas representando a Emater/RS- Ascar. Em 8 de junho o grupo terá novo encontro para dar seguimento às ações do projeto. Às 9h haverá palestra para os pescadores profissionais do município, com o sargento Anestor e Marciel Spellmeier.
(O Informativo do Vale, 23/05/2007)