A Tecnoresíduos Serviços Ambientais está investindo R$ 2 milhões em uma Central Regional de Resíduos Sólidos, em Santa Maria. A Central de Tratamento, primeira a ser construída na Região Central do Estado, terá capacidade para o armazenamento de 300 toneladas/dia de resíduos domiciliares, atendendo cerca de 500 mil habitantes. O BRDE financia 71% – cerca de R$ 1,4 milhão – do valor total do investimento. “A operação evidencia que, no BRDE, o compromisso com o desenvolvimento ambientalmente sustentável é uma prática”, destaca o diretor de Planejamento, Mario Bernd.
Além de Santa Maria, serão beneficiados mais 43 municípios da região, abrangendo um raio de 100 quilômetros. Está prevista a geração de 19 empregos diretos. O projeto inclui a construção de sete prédios, em uma área de 24,7 hectares, e a aquisição de equipamentos para as operações do aterro, além de duas outras etapas. Na triagem, são separados os produtos de valor comercial e, na compostagem, são extraídos os materiais orgânicos. O trabalho é concluído na célula de rejeitos, onde são processados os demais produtos.
O apoio do BRDE ao empreendimento foi efetuado através do Programa Gaúcho de Apoio à Preservação Ambiental (Pró-Ambiente). “Pelo programa, são financiadas desde obras civis e estações de tratamento até softwares de sistemas de gestão ambiental, além de equipamentos que tenham como finalidade a diminuição dos impactos ambientais”, afirma o diretor de Operações do Banco, Francisco Turra.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 22/05/2007)